Quais os cuidados na hora de fechar um contrato de locação​​

 

Ainda é comum nos dias de hoje, as pessoas estabelecerem uma relação comercial, sem o auxílio de um profissional da área. Quando o assunto é contrato de locação, não é diferente!

A empresa ou o profissional irá conduzir o processo, de forma a reduzir os riscos que envolve esse tipo relação comercial.

Com base em nossa experiência de mais de 25 anos no mercado imobiliário, destacamos alguns dos cuidados na hora de fechar um contrato de locação.

1 – Definição das garantias

A inadimplência é sem sombra de dúvidas o maior vilão que assombra a relação entre locador e locatário, daí a importância de se definir a garantia da locação. Segundo a Lei do Inquilinato 8.245/91, o locador tem o direito de exigir alguma forma de garantia, as mais comuns são:

Fiança: Esta modalidade consiste na indicação de um responsável (fiador), este será acionado em caso de atraso ou inadimplência.

Caução: Nesta forma de garantia, o inquilino, faz o pagamento/depósito equivalente a 3 meses de aluguel, este valor será utilizado caso este deixe de pagar o aluguel. Ao finalizar a locação o montante será devolvido ao inquilino, caso este valor não tenha sido utilizado para cobrir algum débito.

Seguro-fiança: Como o próprio nome diz trata-se de uma empresa de seguros, contratada pelo inquilino, que será a responsável pelo pagamento do aluguel em caso de atraso.

2 – Despesas do imóvel

É sempre bom colocarmos em contrato todas as despesas relacionadas ao imóvel, que serão de responsabilidade do inquilino durante a vigência do contrato como: Conta de água, Luz, Condomínio e ITPU.

3 – Contrato por escrito

Cautela nunca é demais, ainda mais quando se trata da relação entre Proprietário vs Inquilino. O contrato deve conter tudo o que foi acordado entre as partes, como prazo, valor de aluguel, multas por atraso e rescisão. Até porque o contrato é a forma legal de para dirimir qualquer divergência entre as partes envolvidas.

4 – Relatório de vistoria

Tão importante quanto ter um contrato bem redigido, amarrando todas as cláusulas, é ter o relatório de vistoria bem-feito e detalhista, inclusive sendo recomendado uma versão fotográfica. Este serve de parâmetro quando da desocupação do imóvel, pelo inquilino, haja vista que ele deve entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu.

Esses são alguns dos cuidados necessários, porém não é tudo. O melhor é ter a assessoria especializada, que fará todo o processo, desde mostrar o imóvel ao futuro inquilino, passando pela administração do contrato a rescisão.
Nosso pessoal está apto a auxiliar em qualquer etapa da locação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *